Conheça a Auriculoterapia

Atualizado: Jun 23

Através da simples massagem na orelha, muitos problemas de saúde podem ser aliviados.



Através da simples massagem na orelha, muitos problemas de saúde podem ser aliviados. A auriculoterapia pode ser realizada com muitos instrumentos, como: a agulha, o dedo, calor, sementes, ímã, eletricidade, luz colorida e até raios laser.

O mais importante é seguir os princípios da Filosofia Chinesa que parte do pressuposto alcançar o equilíbrio entre as polaridades Yin e Yang.

O médico Paulo Nogier, pai da Auriculoterapia, descreveu nos anos 60 duas técnicas eficientes: massagem de pontos e massagem geral. As duas técnicas podem ser associadas na mesma sessão. Os tratamentos podem ser realizados diariamente, se necessário até várias vezes por dia.


Objetivo: tratamento reflexológico destinado para aliviar os problemas de saúde e as doenças.


Mapa: imagine que na massagem de orelha a distribuição das partes do corpo segue um mapa clássico representado por uma criança em posição fetal dentro do útero da mãe (de cabeça para baixo).






Instrumento: existem várias formas de estímulo ao pavilhão auricular, que podem ser escolhidas de acordo com a experiência do terapeuta ou de acordo com a resposta terapêutica do paciente. São utilizadas sementes, agulhas filiformes e/ou agulhas semi-permanentes. Podem ser utilizadas também esferas de ouro, prata, aço, cristais, eletroestimulação, laser ou massagens auriculares.


Tratamento: ao encontrar qualquer ponto dolorido, massagear durante um a três minutos o local, alternadamente nos dois sentidos: horário e anti-horário.

Como a massagem é um pouco dolorosa porque o ponto está mais sensível, usar uma pressão forte, mas confortável. Poderá sentir esquentar a orelha, formigamento ou peso. Muitas vezes, à medida que vai girando a caneta esferográfi ca, a dor do ponto vai diminuindo até desaparecer, quando poderá interromper a massagem.



Observação: caso encontrar muito pontos doloridos, escolher os mais sensíveis para massagem.



FONTE: https://www.cetn.com.br/imprensa/auriculoterapia-o-que-e-para-que-serve-e-como-funciona/20191216-192744-w726

61 visualizações2 comentários
clique e fale no whats.png