Pé relaxado? Adeus stress!

Tire proveito dos efeitos positivos e do grande relaxamento que a massagem nos pés pode nos trazer.


Segundo a teoria da reflexologia os pés têm um importante papel dento do sistema nervoso. Cada um dos milhares nervos do pé está conectado a alguma outra parte correspondente do corpo. Sabendo disto, podemos tirar um enorme proveito dos efeitos positivos que a massagem nos pés pode trazer.


O efeito relaxante é tão grande que muitas pessoas, sem exagero, chegam a dormir quando receberem uma massagem nos pés.

Conheça a reflexologia:


A reflexologia é um tipo de terapia feita por fisioterapeutas ou acupunturistas que utiliza o estímulo de certos pontos do corpo, os chamados plexos nervosos, para combater problemas físicos e mentais.


Reflexologia Podal: é o tipo mais usada e consiste na aplicação de pressão em pontos do pé para equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde.

Ao realizar a massagem, é comum que o profissional de fisioterapia pressione com os polegares várias regiões do pé, procurando desequilíbrios de energia que podem manifestar por sensibilidade no ponto pressionado ou aquele incomodo parecido com a sensação de areia por baixo da pele. Depois de encontrados os pontos de desequilíbrio, o fisioterapeuta faz uma pequena massagem que estimula os processos curativos naturais do local afetado.


E para que serve a Reflexologia Podal?

Através da pressão em diferentes regiões dos pés, atinge-se reflexamente os órgãos correspondentes, revitalizando-os e reequilibrando o organismo.

Esta técnica proporciona bem estar e relaxamento, já que promove a liberação de toxinas do organismo, que são utilizadas para prevenir e tratar doenças e outras condições de saúde como a insônia, o estresse, problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, prisão de ventre, labirintite, cálculo renal, asma, hipertensão, enxaqueca, dores nas costas, sinusite, entre outras.


Observação: caso encontrar muito pontos doloridos, escolher os mais sensíveis para massagem.

A Reflexologia na prática!


Conheça um exemplo de como pode ser aplicada a reflexologia podal em um passo a passo simples com apenas 6 etapas:

  1. Segurar o dedão com os dedos de uma mão e com o polegar da outra mão, traçar uma cruz para encontrar o centro do dedão. Pousar o polegar, pressionar e descrever círculos durante 15 segundos;

  2. Dobrar o pé para trás com uma das mãos e com o polegar da outra mão, fazer o movimento lateral, como mostra a imagem. Repetir o movimento 8 vezes;

  3. Dobrar o pé para trás e com o polegar da outra mão, subir até à base dos dedos, como mostra a imagem. Fazer o movimento para todos os dedos e repetir 5 vezes;

  4. Colocar 3 dedos abaixo da saliência da sola e pressionar esse ponto levemente, com ambos os polegares, fazendo pequenos círculos, durante 20 segundos;

  5. Percorrer com o polegar a parte lateral do pé como mostra a imagem, repetindo o movimento 3 vezes.

Além da reflexoterapia, para controlar a ansiedade é importante fazer atividades que se gosta, praticar exercício físico como caminhadas e evitar pensamentos negativos.


FONTE: https://www.tuasaude.com/reflexologia/

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
clique e fale no whats.png